Tecnologia na Educação

Google Classroom – Uma ferramenta para Ead

Aula a Distância - Google Classroom - Blog do Prof. Deivison

Introdução

Nos últimos meses, o Brasil e o mundo, com grandes esforços, lutam para para conter a proliferação da Covid-19. Diversas medidas estão sendo adotadas para evitar a disseminação do vírus, como por exemplo o distanciamento social e a quarentena.

Essas medidas, têm causado impactados tremendos na vida da população em diversos setores, inclusive na educação. Portanto, surge ai a necessidade utilizar as ferramentas educacionais.

Com toda essa problemática, os educadores necessitam recorrer as ferramentas educacionais a distância, para tentar amenizar esse impacto causado pelo distanciamento social e continuar o processo de ensino aprendizagem, agora de forma de Ead.

Você conhece ou já ouviu falar na ferramenta Google Classroom? Não? Ou pode ser que sua resposta para essa pergunta foi sim? Independentemente de sua resposta, você é convidado a ler este artigo.

É bem provável que você não tenha muito tempo para dedicar ao estudo dessa ferramenta, mas não se preocupe, nesta série de artigos sobre o Google Classroom, vou te ajudar a entender de forma simples e objetiva essa poderosa ferramenta educacional.

Então, pronto para mergulhar nesse novo mundo de tecnologias educacionais? Continue lendo esse artigo e você irá aprender muitas dicas interessantes para aplicar em suas aulas, tornando-as mais interessantes. Vamos nessa!

Conteúdo



O que é o Google Classroom?

O Google Classroom é uma ferramenta da Web gratuito, desenvolvido pelo Google para ser usada pelas escolas, com o objetivo de simplificar a criação, distribuição, classificação, feedback de tarefas, tudo isso de um único lugar, de maneira rápida e sem papel (o meio ambiente agradece!). Essa ferramenta tem como principal objetivo, otimizar o processo de compartilhamento de arquivos entre professores e alunos.

O Google sala de aula combina em si, diversas outras ferramentas como: Google Drive para criação e distribuição de tarefas, Google Docs para criação de documentos de textos, conta também com as Planilhas e Apresentações para gravação, Gmail para comunicação e Google Agenda para agendamento das tarefas a serem respondidas e os respectivos prazos de entregas. Logo é uma ferramenta completa.

Quais os requisitos para você usar o Google Classroom?

Bom, para utilizar todas as funcionalidades dessa poderosa ferramenta, você deve ter uma conta Gmail criada para poder acesso. Também, deve ter um certo domínio com a forma que você vai utilizar para trabalhar a ferramenta. O acesso pode ser feito por Pc, Notbook, Tablet, Smartphone. então esses são os requisitos básicos para você poder acessar a plataforma do Google Classroom.

Observou só como é simples? Apenas isso!

Passo a passo de como criar uma turma.

Chegamos ao nosso último tópico e veremos agora, como criar nossa sala de aula. Para realizar essa criação, especificarei alguns passos a serem seguidos por você nesse artigo.

1º Passo: Fazer o login na sua conta Google. Veja a imagem abaixo:

2º Passo: Na próxima tela digite a senha em seguida, clique em Próxima. Confira a imagem abaixo:

3º Passo: Após está logado clique no local indicado na imagem abaixo:

Botão ferramentas do Google

4º Passo: Ao abrir a janela, você irá procurar por Google Sala de Aula e clicar na ferramanta como na imagem abaixo:
OBS: Caso você não encontre, role a barra lateral e se caso não apareça clique no botão Mais do Google.

Google sala de aula - Blog Prof. Deivison

5º Passo: Na janela seguinte, clique no sinal de + (mais) indicado pela seta. Observe a imagem:

Google sala de aula - Blog Prof. Deivison

6º Passo: Abrirá o menu com duas opções: Participar da turma e Criar turma. Como o intuito desse artigo é ensinar a Criar a sala de aula, clique em Criar turma.

7º Passo: Abrirá a janela para você concordar com os termos. Clique na caixinha de seleção para aceitar os termos e em seguida clique em continuar.

Google sala de aula - Blog Prof. Deivison

8º Passo: Na próxima janela, preencha as informações referentes à turma a ser criada, em seguida clique em Criar. Veja o exemplo:

Parabéns! Sua sala de aula já estará criada com sucesso! Veja a imagem do nosso exemplo:

Google sala de aula - Blog Prof. Deivison

Então caros leitores, chegamos ao final de nosso artigo, onde aprendemos sobre o que é o Google Classroom e os requisitos necessários para utilizar essa ferramente e também criamos uma sala passo a passo. Concluindo, espero que tenham gostado dessas dicas valiosas que aqui foram passadas, e que possam aplicar esses conhecimentos em suas vidas profissionais. Um grande abraço e até nosso próximo artigo.

Lembrem-se: ” Transmitir conhecimento não é apenas falar o que sabe, mas inspirar novas atitudes”.

Juliano Kimura.

Deixe uma resposta